TEOLOGIA B√ćBLICA

O que comumente chamamos de B√≠blia √© a cole√ß√£o, a biblioteca, por assim dizer, dos escritos considerados sagrados pelo juda√≠smo e, de forma ampliada, pelo cristianismo. Por um lado pode-se dizer que a B√≠blia √© ‚Äúo livro da vida‚ÄĚ das comunidades judaicas e crist√£s, em diversos sentidos. Ela reflete a vida destas comunidades e das pessoas a elas ligadas. Mas exprime e alimenta tamb√©m o sentido √ļltimo de sua vida.

Tratamos, portanto, da B√≠blia em sua rela√ß√£o com a comunidade na qual surgiu, a¬† tradi√ß√£o religiosa judaica e crist√£. O horizonte desta abordagem √©, portanto, teol√≥gico, o que se exprime pelo modo de chamar a B√≠blia de ‚Äúpalavra de Deus‚ÄĚ. Mas essa palavra de Deus se encarna em linguagem humana, solid√°ria com as circunst√Ęncias hist√≥ricas e condicionada pelas caracter√≠sticas lingu√≠sticas e culturais do ambiente em que surgiu. O horizonte teol√≥gico, por chamar √† nossa presen√ßa as √ļltimas refer√™ncias do ser humano, obriga a dedicar uma aten√ß√£o honesta, s√©ria e cient√≠fica aos aspectos hist√≥ricos, liter√°rios, sociais e culturais que d√£o corpo ao ‚Äúfen√īmeno B√≠blia‚ÄĚ.

Em primeira linha são abordados, nesta enciclopédia, os assuntos referentes à Bíblia do judaísmo, chamada na tradição cristã de Antigo Testamento, e os referentes à parte de origem cristã, o Novo Testamento. Estes artigos iluminam, sobretudo, os aspectos históricos, culturais e literários.  Nesse contexto é tratada também a recepção judaica e cristã da Bíblia.

O modo de ler e interpretar a Bíblia é tratado no verbete Leitura e hermenêutica bíblicas. No sentido da leitura contextual da Bíblia, atenção especial é dada à Bíblia na América Latina. Também são tratados alguns assuntos emergentes, como a Bíblia na perspectiva da mulher e a Bíblia e as culturas. Outras perspectivas atuais da leitura bíblica serão integradas progressivamente a esta enciclopédia.

A Bíblia representa também uma tradição de orientação prática da vida para pessoas e comunidades. Esse aspecto é abordado no artigo sobre teologia e ética na Bíblia.

Artigos espec√≠ficos s√£o dedicados aos temas relacionados com a f√©, como sejam os conceitos em torno da veracidade da B√≠blia: revela√ß√£o, inspira√ß√£o e inerr√Ęncia b√≠blicas, B√≠blia e Ci√™ncias e B√≠blia e Magist√©rio; e, por outro lado, aos aspectos hist√≥ricos e culturais, como sejam a forma√ß√£o e extens√£o do ‚Äúc√Ęnon b√≠blico‚ÄĚ, as l√≠nguas b√≠blicas, as vers√Ķes b√≠blicas antigas e modernas.

Johan Konings, SJ, FAJE, Brasil.