TEOLOGIA PR√ĀTICA E PASTORAL

A teologia pr√°tica e pastoral ocupa-se com a reflex√£o teol√≥gica e an√°lise sobre a a√ß√£o da Igreja, compreendendo a pr√°tica das comunidades eclesiais e das pessoas que professam a f√© crist√£, na perspectiva maior do povo de Deus e da voca√ß√£o batismal comum a todos os seus membros, a servi√ßo da miss√£o evangelizadora da Igreja. Contempla tanto as pr√°ticas que afetam a vida interna da Igreja quanto a presen√ßa da Igreja no mundo. A dupla denomina√ß√£o pr√°tica e pastoral adotada nesta se√ß√£o da enciclop√©dia tem presente o esfor√ßo das √ļltimas d√©cadas, tanto no mundo protestante quanto no mundo cat√≥lico (nesse √ļltimo especialmente a partir do Conc√≠lio Vaticano II), em esclarecer o estatuto epistemol√≥gico e o objeto desta √°rea de conhecimento e estudo teol√≥gico, bem como em definir a melhor nomenclatura a ser adotada.

Envolvendo-se com temas, situa√ß√Ķes, demandas e desafios atuais que requerem uma tomada de posi√ß√£o por parte da teologia e da Igreja, √© uma √°rea de produ√ß√£o de saber teol√≥gico que promove a intera√ß√£o entre diferentes disciplinas teol√≥gicas e a pr√°xis da f√© crist√£, numa m√ļtua fecunda√ß√£o. Pode ser considerada tamb√©m uma teoria da a√ß√£o e para a a√ß√£o da Igreja nos mais diversos contextos de sua presen√ßa, √† luz da revela√ß√£o e do magist√©rio da Igreja, em di√°logo com outras √°reas de conhecimento. Ao mesmo tempo em que promove uma reflex√£o cr√≠tica que objetiva iluminar a a√ß√£o da Igreja, busca tamb√©m aprofundar e explicitar a relev√Ęncia da teologia e da a√ß√£o eclesial no mundo de hoje.

Nessa perspectiva, esta se√ß√£o apresenta um conjunto de verbetes de car√°ter introdut√≥rio e sint√©tico sobre temas fundamentais de teologia pr√°tica e pastoral: evangeliza√ß√£o, pastoral/pastoreio, catequese (inicia√ß√£o crist√£), f√© e justi√ßa, pr√°tica ecum√™nica, teologia p√ļblica, comunidades eclesiais de base e op√ß√£o pelos pobres.

Pensados no contexto da América Latina, à luz da evangélica opção pelos pobres e com abertura ecumênica, cada verbete apresenta aspectos fundamentais ao estado atual da reflexão, articulando elementos de reflexão bíblica, aspectos históricos e iluminação teológica em atenção aos atuais desafios socioculturais.

Os textos configuram-se como subsídios preciosos para a introdução ao estudo de teologia prática e pastoral, tanto para estudantes de teologia quanto para pessoas engajadas diretamente no pastoreio e na pastoral, sem qualquer pretensão de uma apresentação exaustiva dos temas abordados. Permanece a demanda de aprofundamento com estudos complementares.
Concebidos a modo de verbetes matriciais, tem-se como perspectiva a ampliação das possibilidades de estudo, diálogo e debate em torno destes temas com a inclusão de verbetes suplementares.

Cleusa Andreatta. IHU, Unisinos. Brasil