TEOLOGIA PRÁTICA E PASTORAL

A teologia prática e pastoral ocupa-se com a reflexão teológica e análise sobre a ação da Igreja, compreendendo a prática das comunidades eclesiais e das pessoas que professam a fé cristã, na perspectiva maior do povo de Deus e da vocação batismal comum a todos os seus membros, a serviço da missão evangelizadora da Igreja. Contempla tanto as práticas que afetam a vida interna da Igreja quanto a presença da Igreja no mundo. A dupla denominação prática e pastoral adotada nesta seção da enciclopédia tem presente o esforço das últimas décadas, tanto no mundo protestante quanto no mundo católico (nesse último especialmente a partir do Concílio Vaticano II), em esclarecer o estatuto epistemológico e o objeto desta área de conhecimento e estudo teológico, bem como em definir a melhor nomenclatura a ser adotada.

Envolvendo-se com temas, situações, demandas e desafios atuais que requerem uma tomada de posição por parte da teologia e da Igreja, é uma área de produção de saber teológico que promove a interação entre diferentes disciplinas teológicas e a práxis da fé cristã, numa mútua fecundação. Pode ser considerada também uma teoria da ação e para a ação da Igreja nos mais diversos contextos de sua presença, à luz da revelação e do magistério da Igreja, em diálogo com outras áreas de conhecimento. Ao mesmo tempo em que promove uma reflexão crítica que objetiva iluminar a ação da Igreja, busca também aprofundar e explicitar a relevância da teologia e da ação eclesial no mundo de hoje.

Nessa perspectiva, esta seção apresenta um conjunto de verbetes de caráter introdutório e sintético sobre temas fundamentais de teologia prática e pastoral: evangelização, pastoral/pastoreio, catequese (iniciação cristã), fé e justiça, prática ecumênica, teologia pública, comunidades eclesiais de base e opção pelos pobres.

Pensados no contexto da América Latina, à luz da evangélica opção pelos pobres e com abertura ecumênica, cada verbete apresenta aspectos fundamentais ao estado atual da reflexão, articulando elementos de reflexão bíblica, aspectos históricos e iluminação teológica em atenção aos atuais desafios socioculturais.

Os textos configuram-se como subsídios preciosos para a introdução ao estudo de teologia prática e pastoral, tanto para estudantes de teologia quanto para pessoas engajadas diretamente no pastoreio e na pastoral, sem qualquer pretensão de uma apresentação exaustiva dos temas abordados. Permanece a demanda de aprofundamento com estudos complementares.
Concebidos a modo de verbetes matriciais, tem-se como perspectiva a ampliação das possibilidades de estudo, diálogo e debate em torno destes temas com a inclusão de verbetes suplementares.

Cleusa Andreatta. IHU, Unisinos. Brasil