TEOLOGIA SISTEM√ĀTICA

A Teologia Sistem√°tica √© entendida como discurso sistem√°tico, met√≥dico e hermen√™utico sobre a f√© crist√£ que √© vivida segundo a pr√°xis na Igreja Cat√≥lica. N√£o obstante o car√°ter confessional desta teologia, n√£o se op√Ķe a uma compreens√£o e atitude ecum√™nicas que habitam o seio do seu pr√≥prio discurso.

A Teologia Sistemática nutre-se da convicção de que a práxis vivida pela comunidade de fé em Jesus Cristo é o acesso à manifestação singular de Deus que constitui o objeto da reflexão teológica cristã. A teologia não seria possível fora da Palavra de Deus ou da Revelação de Deus, por isso ela é mais uma hermenêutica que uma dogmática. A fundamentação da Teologia Sistemática passa pela Tradição, e, por isso mesmo, ela é de caráter bíblico.

Embora o antigo recha√ßo do conceito de ‚ÄúTeologia Dogm√°tica‚ÄĚ tenha hoje praticamente desaparecido dos meios teol√≥gicos, tanto protestante como cat√≥licos, nesta enciclop√©dia optamos pelo uso da express√£o ‚ÄúTeologia Sistem√°tica‚ÄĚ. Por√©m, isso n√£o significa que descuidemos de expor as afirma√ß√Ķes da f√© da Igreja como uma linguagem sobre Deus, ordenando e desenvolvendo conceitualmente o conte√ļdo desta f√©, vivida na comunidade crist√£. Esta tarefa √© compreendida como hermen√™utica, hist√≥rica e reflexiva, que busca ser intelig√≠vel a nossos contempor√Ęneos, especialmente os latino-americanos.

Nessa Enciclopédia, a Teologia diferencia-se das Ciências da Religião, que não tratam de maneira específica a fé cristã. Contudo, essa Teologia entra em diálogo com as ciências, sobretudo, com as Ciências da Religião.

Verbetes espec√≠ficos s√£o dedicados aos grandes temas da teologia. Esses temas giram em torno de Jesus Cristo (Cristologia), do Deus da Revela√ß√£o: mist√©rio de comunh√£o (Trindade), da Cria√ß√£o e do Ser Humano (Teologia da Cria√ß√£o e Antropologia Teol√≥gica), da Comunidade Crist√£ (Eclesiologia), da Esperan√ßa Crist√£ (Escatologia), de Maria, m√£e de Jesus (Mariologia). Tamb√©m s√£o tratadas v√°rias quest√Ķes emergentes em Teologia Sistem√°tica.

Manuel Hurtado, SJ. FAJE, Brasil.