HISTÓRIA DA TEOLOGIA E DO CRISTIANISMO

Para compreender a vida e organização das comunidades cristãs hoje, é iluminador conhecer o desenvolvimento histórico que resultou no panorama atual.

Esta enciclopédia, embora de origem católica, apresenta a história do cristianismo segundo as grandes épocas da história mundial, para não relevar apenas os acentos da Igreja católica, mas situar toda a evolução das comunidades cristãs no panorama da história universal.

Abordamos, assim, o Cristianismo antigo, com a primeira comunidade cristã no seio do judaísmo e a expansão a partir de Paulo Apóstolo; o cristianismo no mundo romano e as perseguições na Antiguidade. Depois, o Cristianismo medieval, com a evangelização dos germânicos e dos eslavos; Carlos Magno e o Império Franco; os estados pontifícios; o cisma oriental; as catedrais; as universidades; as cruzadas; a inquisição. O Cristianismo moderno considera os descobrimentos e a expansão da cristandade; a evangelização e culturas indígenas; a reforma protestante; as igrejas cristãs; a religiosidade popular. O Cristianismo contemporâneo focaliza o confronto do Iluminismo e do Cristianismo; a questão social e as Igrejas cristãs; a Igreja Católica após o Concílio Vaticano II. A história da Igreja na América Latina, desde o descobrimento até a data presente, é objeto de um verbete especial.

É apresentada também uma visão geral da Patrística, o tempo dos primeiros pensadores cristãos no contexto de suas igrejas, época fundamental para as diversas Igrejas cristãs e seu relacionamento ecumênico. São tratados, ainda, os Concílios Ecumênicos. Uma linha do tempo da história do Cristianismo vem completar as informações aqui disponíveis.
Futuramente este eixo será enriquecido com assuntos relacionados, inclusive considerando outras igrejas que não a católica.

Luis Corr̻a Lima РPUC-Rio