TEOLOGIA BÍBLICA

O que comumente chamamos de Bíblia é a coleção, a biblioteca, por assim dizer, dos escritos considerados sagrados pelo judaísmo e, de forma ampliada, pelo cristianismo. Por um lado pode-se dizer que a Bíblia é “o livro da vida” das comunidades judaicas e cristãs, em diversos sentidos. Ela reflete a vida destas comunidades e das pessoas a elas ligadas. Mas exprime e alimenta também o sentido último de sua vida.

Tratamos, portanto, da Bíblia em sua relação com a comunidade na qual surgiu, a  tradição religiosa judaica e cristã. O horizonte desta abordagem é, portanto, teológico, o que se exprime pelo modo de chamar a Bíblia de “palavra de Deus”. Mas essa palavra de Deus se encarna em linguagem humana, solidária com as circunstâncias históricas e condicionada pelas características linguísticas e culturais do ambiente em que surgiu. O horizonte teológico, por chamar à nossa presença as últimas referências do ser humano, obriga a dedicar uma atenção honesta, séria e científica aos aspectos históricos, literários, sociais e culturais que dão corpo ao “fenômeno Bíblia”.

Em primeira linha são abordados, nesta enciclopédia, os assuntos referentes à Bíblia do judaísmo, chamada na tradição cristã de Antigo Testamento, e os referentes à parte de origem cristã, o Novo Testamento. Estes artigos iluminam, sobretudo, os aspectos históricos, culturais e literários.  Nesse contexto é tratada também a recepção judaica e cristã da Bíblia.

O modo de ler e interpretar a Bíblia é tratado no verbete Leitura e hermenêutica bíblicas. No sentido da leitura contextual da Bíblia, atenção especial é dada à Bíblia na América Latina. Também são tratados alguns assuntos emergentes, como a Bíblia na perspectiva da mulher e a Bíblia e as culturas. Outras perspectivas atuais da leitura bíblica serão integradas progressivamente a esta enciclopédia.

A Bíblia representa também uma tradição de orientação prática da vida para pessoas e comunidades. Esse aspecto é abordado no artigo sobre teologia e ética na Bíblia.

Artigos específicos são dedicados aos temas relacionados com a fé, como sejam os conceitos em torno da veracidade da Bíblia: revelação, inspiração e inerrância bíblicas, Bíblia e Ciências e Bíblia e Magistério; e, por outro lado, aos aspectos históricos e culturais, como sejam a formação e extensão do “cânon bíblico”, as línguas bíblicas, as versões bíblicas antigas e modernas.

Johan Konings, SJ, FAJE, Brasil.