Seguimento de Cristo

Sumário

1 Participação em  Cristo

2 Imitação de Cristo

2.1 Vinda do Reino

2.2 Fraternidade universal

2.3 Crescimento em humanidade

2.4 Abandono na providencia

2.5 Lutas, conflitos, perseguições e martírio.

2.6 Necessidade de uma decisão pessoal

3 Seguimento de Cristo

3.1. Participação no sacrifício da cruz

3.2. Triunfo sobre o mal e sucesso da criação

3.3. Vida na liberdade dos filhos e filhas de Deus

4 Conclusão

5 Referências Bibliográficas

O “seguimento de Cristo” é um modo de participar em Cristo, participação que é possível para todos os seres humanos e toda a criação. Deus quer e realiza a salvação da humanidade, por caminhos que a Igreja pode ignorar (GS 22). Os cristãos que seguem a Cristo, em particular, o fazem de uma forma semelhante a outros seres humanos que, sem saber, também são chamados pelo Filho para compartilhar seu Pai e viver como irmãos. Os cristãos se realizam em Cristo em virtude de sua chamada para imitá-lo e segui-lo como uma pessoa inteiramente consagrada à vinda do reino de Deus.

1 Participação em  Cristo

“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos ou principados, quer potestades: tudo foi criado por ele e para ele, ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste “(Cl 1,15-17).

A humanidade carrega a marca do amor de Deus com a qual foi criada e redimida. O amor livre e criador de Deus exige dela uma resposta nos mesmos termos. A humanidade atinge a plenitude para a qual Deus chama na medida em que se ama gratuitamente a si mesma e a toda a criação.

Todos os seres humanos são chamados por Deus para amar com o  amor com que ele ama. O Concílio Vaticano II ensina que a caridade é o critério decisivo para a salvação. Uma pessoa que não sabe nada de Cristo, ou que não acredita nele, se ele ama, é salvo; pelo contrário, é inútil ter sido batizado, se não ama (LG 14). O Concílio garante também que Deus quer a salvação de toda a humanidade e a busca por meios que a Igreja pode ignorar (GS 22). Os não-cristãos atingem o objetivo para o qual foram criados na medida em que ama os seus próximos e cuidam do mundo do qual eles são uma parte.

A maneira como Deus chama o homem e a mulher para si mesmo é trinitária: Deus Pai enviou o seu Filho ao mundo para que a criação responda agradecida ao Criador, embora reconhecendo a sua finitude e pecado. Desta forma, a humanidade atinge a perfeição do Filho ressuscitado que Deus teve em mente ao criar o mundo. A Encarnação pretende que a criação atinja a sua expressão mais alta, o que exige a sua libertação do mal. O discipulado do mais humano dos homens, Jesus, torna-nos mais humana; não responder a seu apelo, no entanto, desumaniza.

No discipulado cristão é possível distinguir uma imitação e um seguimento de Cristo. Jesus chamou os discípulos para estar com ele e enviá-los a pregar o reino. Eles, imitando-o, colaboraram  com ele. Jesus compartilhou com eles seu Pai, tornando-os filhos e filhas de Deus e irmãos uns dos outros. A imitação de Cristo hoje se alimenta das fontes do Evangelho que, graças à exegese histórica crítica, mas nunca sem a compressão crente dos evangelistas, dá-nos uma imagem verossímil do Jesus da história.

O seguimento de Cristo envolve a sua imitação, mas é um trabalho essencial do Espírito que guiou a Jesus em sua vida terrena e que agora aperfeiçoa esta imitação sob o mistério pascal. Os discípulos tem acesso a Cristo em virtude do seu Espírito, e através dele discernem sua contribuição criativa na construção do reino.

Imitação e seguimento de Cristo se necessitam um ao outro e se entrelaçam. Sem imitação de  Cristo  os cristãos poderiam seguir um Jesus que não é dos Evangelhos. Sem seguimento os discípulos poderiam imitar a Cristo, sem criatividade, um modo fundamentalista e pelagiano.

2 Imitação de Cristo

2.1 Vinda do Reino

“E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1:14,15” (Mc 1, 14-15).

Esta descrição do início do ministério de jesus, feita pelo evangelista Marcos, vale para os discípulos de todos os tempos..

Jesus, ao contrário de João Batista que anunciava uma punição com a possibilidade de salvação (Mt 3, 7-12), proclama a salvação com a possibilidade de uma condena (Mt 5, 1-12; Lc 6: 20-26). Para ambos há um juízo final, mas a abordagem é diametralmente oposta. O relacionamento com Deus e com o mundo dos discípulos de um e de outro tinha um matiz contrário. Por uma razão semelhante, os cristãos não devem viver no medo de errar, mas na confiança da misericórdia de Deus.

Se, por outro lado, na pregação do Batista a história tem um fim, que ele anuncia em termos negativos, para outros a história pode simplesmente não fazer qualquer sentido. Neste caso, os seres humanos atribuem valor às suas próprias realizações ou idolatram seres que oferecem uma salvação precária ou falsa. O mercado tende a colonizar todas as áreas da vida com a sua lógica de comércio e concorrência, e dá às pessoas um reconhecimento social através do consumo. Esse mercado é, como substitutivo da salvação, o ídolo do nosso tempo, como foi o dinheiro em tempos de Jesus. O reconhecimento que Jesus ofereceu na sua época, e  oferece na nossa, aos  seus discípulos, é gratuito. O reino é um presente que não tem preço. A salvação, que consiste em um  perdão incondicional e uma aceitação radical de Deus, é a melhor notícia. Os discípulos sabem que a sua vida e a história têm um propósito transcendente: o eventual caos do mundo, a culpa, a pobreza e a morte serão definitivamente derrotadas.

Os discípulos devem experimentar o amor inaudito e incomparável de Deus para vir a acreditar nele (cf. 1 Jo, 4, 16). Eles têm que saber que a fé em Deus pode fazer o impossível e, portanto, devem converter-se ao seu amor. A conversão é um ato divino e humano ao mesmo tempo, que consiste em amar com a mesma gratuidade com que Deus ama aqueles que acreditam Nele. Entrar na a lógica da conversão ao amor de Deus é, por si mesmo, a  causa de grande alegria ( Lc, 15, 11-31). A alegria é uma virtude tipicamente cristã. A alegria do reino deve  qualificar a missão cristã. Outros podem também reconhecer que Deus, já agora, vence o medo e a tristeza, e juntar-se aos discípulos.

Os cristãos discernem os sinais dos tempos, a fim de descobrir onde o reino acontecendo no presente e, com sua generosidade altruísta para o seu vizinho, esperam pela sua chegada. Eles fazê-lo com urgência apocalíptica, como protagonistas de uma história que tem um sentido transcendente e feliz, mas sem eles, sem um esforço pessoal e coletivo pode acabar mal.

2.2 Fraternidade universal

“Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele. Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”. “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”, perguntou ele. E, estendendo a mão para os discípulos, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.” (Mt 12, 46-50).

Os laços familiares são geralmente os mais fortes. Apesar das enormes mudanças da vida em sociedade, as pessoas continuam valorizando extraordinariamente sua família ou a possibilidade de tê-la. Ela é a principal causa de felicidade ou, pelo menos, um refúgio em tempos de individualismo e desamparo. Mas os discípulos são convidados a transcender seu parentesco para viver uma familiaridade e fraternidade universal. Jesus não desprezou sua família de origem. Ao pé da cruz, ele pediu João para cuidar de sua mãe (Jo 19, 6). Mas para ela exigiu transcender seu vínculo de sangue com ele.

A fraternidade, para a qual Jesus chama, é constituída libertando e dignificando ao seu próximo. Os discípulos de Jesus têm de anunciar que Deus é Pai de todos, denunciando as formas sociais  de marginalização e realizando ações integradoras dos excluídos e descartados. Eles têm de libertar os oprimidos de todos os tipos de injustiça e ajudá-los a se tornarem indivíduos autônomos capazes de tomar suas próprias decisões e participar livremente na vida social (Mc 1, 40-45).

A fraternidade do Reino é afirmada no relacionamento com o próximo que é considerado irmão, filho de um pai que se preocupa maternalmente de todos os seres humanos. Ele também é o Pai de nossos inimigos. Por isso, é necessário perdoá-los, orar por eles e até mesmo amá-los (Lc 6, 27).

A Irmandade, no entanto, exige também aos discípulos de Cristo  atitudes e decisões coletivas. Ela deve se articular no nível social, econômico, político, cultural e religioso. Em todos estes níveis são instaladas práticas e  se configuram privilégios ou estruturas de exclusão e até mesmo fratricidas. Isso também requer dos cristãos cultivar o pluralismo, tolerar os outros e, acima de tudo, se abrir  a todos os que são diferentes. Os discípulos devem ser fatores de justiça, reconciliação e paz (Mt 5, 9).

2.3 Crescimento em humanidade

“Então, eles cumpriram tudo segundo a lei do Senhor, (Maria, José e Jesus) voltaram à Galileia para a sua cidade de Nazaré. O menino crescia e fortalecia-se, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele “(Lc 2, 39-40). O reconhecimento de Jesus de Deus como seu “Pai” fez-lhe crescer humanamente para tornar-se “o homem” (Lc 2, 49) que acabou por dar sua vida pelos seus amigos (Jo 15,13). A obediência de Jesus à vontade do Pai era o princípio integrador da sua humanidade. Jesus foi verdadeiramente homem e o homem íntegro por excelência. Dar vida aos outros foi o segredo de sua humanidade.

De forma semelhante, a plena união dos discípulos com Cristo, a sua fé nele e amor para os outros, os torna mais humanos. Ao contrário do que alguns possam pensar, a oração, a religião e a generosa dedicação aos outros não prejudicam a humanidade das pessoas, mas a realizam. Pelo contrário, o que é desumano e desumanizante é o pecado, a independência de Deus e o egoísmo com os outros.

A Imitação de Cristo dos discípulos desperta neles a possibilidade de desdobrar todo o potencial da sua humanidade criada. A entrega para a vinda do reino é o fator de maior integração intelectual e afetiva possível (Mt 19, 27-29). Assim como o amor extremo tornou possível o celibato de Jesus, a concentração dos discípulos na missão do reino os torna pessoas integradas e íntegras. Assim como a união de Jesus com o Pai cresceu ao longo do tempo, o que não lhe poupou o sofrimento, a ignorância e o fato de ter que discernir a sua vontade, os discípulos também devem crescer em seu cristianismo. Isso às vezes envolve prisões, perdas, retrocessos e novos começos.

Os discípulos de Cristo assumem eclesialmente a tarefa da evangelização da cultura e a inculturação do Evangelho, convencidos de que o Criador sigilosamente leva à sua criação à máxima plenitude possível. O anúncio do Evangelho a todas as culturas deve ter lugar sem prejuízo das suas originalidades, mas em função do seu desenvolvimento. A inculturação do Evangelho, por outro lado, exige dos mesmos discípulos um esforço para se converter a um Evangelho que não pode ser monopolizado por nenhuma cultura particular.

A missão dos discípulos requer maturidade psicológica, e a mais ampla preparação intelectual, educacional e cultural tão ampla como poderia ser todo o saber humano. Mas isso só serve à construção do reino quando os homens compartilham o mundo de acordo com a opção de Deus pelos pobres e por todos.

2.4. Abandono na providência

” Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ Ou ‘que vamos beber? ’ Ou ‘que vamos vestir? Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas” (Mt 6,28-32).

Jesus vive na confiança de seu pai e encoraja seus discípulos a fazer o mesmo. A criação transparece a ação providencial de Deus. Na criação, Jesus descobre que a ação humana deve situar-se na responsabilidade que o Pai tem sobre todas as criaturas. Ele faz a vontade de seu Pai, de maneira análoga como outras criaturas lhe obedecem pelo simples fato de serem belas.

A situação dos discípulos de então não é a de hoje. Os cristãos nascem em um mundo poluído e com deterioração ambiental progressiva. A humanidade e a natureza estão em grave perigo. A modernidade capitalista explorou sem piedade  os pobres e outras criaturas.

Desde que a crise é global, os discípulos devem se converter para corrigir o curso dos acontecimentos. Não é possível a volta atrás. Não se trata de renunciar à modernidade. A ciência e a tecnologia são necessárias para fazer as alterações necessárias. Nem vai ser necessário, por outro lado, o retorno para a sintonia animista ou fatalista de algumas culturas nativas. Os discípulos devem reestabelecer as relações entre Deus e o mundo, adotando novos estilos de vida e gerando uma cultura do cuidado dos pobres e da natureza. Eles têm que reconstruir e criar formas de relação cuidadosa com o planeta Terra cuja beleza espelha a harmonia das relações intratrinitárias.

Os discípulos enfrentam uma situação apocalíptica. Se eles não interrompem com ações pessoais e políticas a tendência de deterioração ecológica, a catástrofe é certa. Mesmo assim, eles têm que considerar que estas ações serão eficazes se for verificado que o Pai é o primeiro responsável pela sua criação. Jesus lembra-lhes: “Buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. ” (Mt 6, 31-34).

2.5. Lutas, conflitos, perseguições e martírio.

“E aconteceu que, quando Jesus concluiu todos estes discursos, disse aos seus discípulos: Bem sabeis que daqui a dois dias é a páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado. ” (Mt 26, 1-2).

Jesus foi morto exatamente pelo que ele tentou fazer. Seus assassinos foram capazes de dar razões diferentes, mas apenas uma as resume todas: ele foi morto por anunciar o Reino com palavras e ações perturbadoras para a paz instável da Palestina daquela época. Seu confronto com as autoridades judaicas por causa da maneira que cumprir a lei e sua atitude para com o Templo, teve consequências políticas. A crucificação foi imposta pelos romanos.

Os discípulos de Cristo tiveram, desde aquele momento, que entrar em conflito de vários tipos, na medida em que eles ouviram o chamado para compartilhar a missão de Jesus. Estes conflitos se aplicam dentro da própria Igreja. Com séculos de distância se repetem em certo sentido, as causas da luta e confronto entre Jesus e as autoridades religiosas, na maneira que os cristãos têm de compreender o cristianismo. Uma vez que o reino não é identificado apenas com o cristianismo, os discípulos de Cristo são frequentemente tensionados pela sua pertença eclesial e pela liberdade dos filhos de Deus, que foi dado a eles com o batismo.

O conflito fundamental ocorre no plano que eles compartilham com outros seres humanos. Os discípulos de Cristo pertencem ao mundo em um aspecto e não pertencem a ele segundo  outras considerações. Por isso, é normal e até necessário que eles se envolvam em confrontos econômicos, sociais, políticos e culturais. Em todos estes níveis acontecem  injustiças e iniquidades.  “Não penseis que vim trazer paz à terra. Eu não vim trazer paz, mas espada “(Mt 10, 34), lembra-lhes Jesus.

Se o mundo está mal concebido, mal estruturado e mal compartilhado, se essas deficiências são, além demais, coonestadas na Igreja, os discípulos devem se sentir desconfortáveis com elas e procurar corrigi-las, mesmo que isso lhes custe tempos difíceis ou perseguição. Ouvir o chamado de Cristo para colaborar na sua missão significa para os cristãos suportar desconforto e mal-entendidos, romper diretamente com o estabelecido, tolerar situações indignas ou sofrer com o martírio.

2.6. Necessidade de uma decisão pessoal

“E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades” (Mt 19,16-22).

O jovem rico que sai ao encontro de Jesus não está confortável com a religião que ele herdou de seus pais. Jesus pede-lhe para dar um passo estritamente pessoal. Assim, o jovem poderá ter acesso a uma autêntica experiência de Deus. Mas este passo é oneroso. Exige, de alguma forma, começar tudo de novo.

O Ocidente cristão experimentou na sua globalidade um episódio semelhante a esta situação. A Igreja enfrenta uma crise na transmissão da fé. O cristianismo não passa de uma geração a outra pela tradição. A situação religiosa em geral é complexa. Está configurada, pelo menos, por quatro fatores: um desprestigio do Cristianismo eclesiástico acusado de alienante ou colonizador; enormes mutações da religiosidade devido à confluência de diferentes crenças e à mercantilização de espiritualidades e credos; e uma secularização da cultura por causa da modernidade predominante. Nestas circunstâncias só podem ser esperados discípulos que tenham uma profunda experiência pessoal de Cristo e que optem pelo reino intimamente convencidos de seu  valor transcendente.

Os discípulos devem esperar que o cristianismo não mais passe facilmente de uma geração para outra. A fé em Cristo no futuro vai depender do testemunho de uma experiência de Deus que, no seu caso terá que ser radical. Na situação atual, eles têm de transmitir uma fé onerosa: um seguimento de Cristo que exige às pessoas uma entrega completa e gratuita de si mesmas.

3 Seguimento de Cristo

Seguir a Cristo é “imitar” o exemplo de Jesus e é, também, experiência de Cristo; é uma “imitação espiritual” de Cristo. O Espírito de Cristo ressuscitado torna possível conhecer interiormente o Jesus da história, experimentar a salvação e libertação do crucificado e ressuscitado, e reinar com ele antecipadamente na Igreja. O seguimento de Cristo é fundamentalmente experiência do mistério pascal de Jesus de Nazaré , morto por pregar o reino de Deus,  e ressuscitado como Cristo, Senhor da Igreja e do universo.

Esta participação no mistério pascal tem três dimensões soteriológicas: a) É uma expressão do sacrifício de Cristo concebido como amor até ao fim, b) é viver a vida como um triunfo sobre o pecado e a morte, e a experiência da criação bem-sucedida, c) é antecipação do reino como a liberdade dos filhos e filhas de Deus.

3.1 Participação no sacrifício da cruz

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde” (Gl 2, 20-21).

O cristão encontra na cruz a expressão máxima do amor de Deus e participa desse amor amando o próximo como Cristo nos amou. Na morte na cruz, Deus assume o ser humano em sua finitude e culpa. O Filho encarnado sofre ambas até a morte, a consequência última de uma e outra. Jesus Cristo na cruz as assume como  condição de superação.

O sacrifício da cruz não é um ato de punição de Deus pelos pecados da humanidade exercido em seu Filho sob uma substituição vicária. Também não é um ato sádico do Pai nem masoquista do Filho. Deus não precisa de dor e sangue para salvar. A salvação é completamente gratuita (Rm 5, 1-21). É Deus que se sacrifica para o homem e essa doação incondicional enraíza a possibilidade do sacrifício do homem Jesus e seus seguidores como  amor altruísta. Os discípulos de Cristo sacrificam-se por seu próximo com o mesmo amor gratuito com o que são amados. O que agrada o Pai é a vida toda dos cristãos em favor dos outros e a gratidão deles por sua condição de criaturas e pela salvação.

Os cristãos participam na paixão de Cristo consagrando-se apaixonadamente à vinda do reino e sofrendo as consequências. Cada um pode dizer que vive em e de Cristo crucificado, já que Cristo vive nele. A dor desempenha um papel expiatório quando é expressão de um amor que carrega o pecado do mundo. A dor inexplicável ou injusta de indivíduos e povos crucificados pela miséria e a injustiça,  tem um valor salvífico simplesmente por ser sacramento do Jesus inocente, o Servo Sofredor. A mera questão dos pobres pela bondade de Deus, de forma semelhante ao grito de Jesus abandonado na cruz, faz sentido e ninguém pode silenciá-la (Mc 15, 33-34). Além disso, a dor e a sangue dos mártires que, como Jesus, o primeiro mártir, dão a vida por causa da fé e da justiça do reino, caracterizam o seguimento radical de Cristo.

O seguidor de Jesus teve que descobrir que Cristo morreu “por ele.” Diante da cruz é revelado ao cristão o seu pecado e, ao mesmo tempo, o perdão de Deus. Beijar o crucifixo na Semana Santa é uma expressão do reconhecimento da misericórdia de Cristo por uma pessoa que se sabe amada e conhecida de uma forma única e insuperável. Na experiência deste amor, o cristão conclui que  quem justifica é Deus e não suas obras. A práxis messiânica (construtiva) e profética (crítica) dos cristãos é purificada na entrega sacrificada do Filho encarnado.

3.2. Triunfo sobre o mal e sucesso da criação

 “E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus” (Cl 1, 18-20).

Sob a ressurreição de Cristo, os cristãos são gratuitamente libertados do pecado e da morte. Os seguidores de Cristo se tornam novas criaturas, e não deve pecar novamente. Neles se antecipa a vitória escatológica sobre o mal, além do triunfo da vida eterna sobre a morte. Agora é possível para eles viverem sub specie aeternitatis.

Os seguidores de Jesus têm de optar pelos pobres para que neles seja antecipado de forma preferencial o efeito libertador do juízo final e o banquete do reino (Mt 25, 31-46). Eles, os questão privados da vida, e as vítimas do pecado, devem ser os primeiros a experimentar o Cristo ressuscitado, porque eles são os primeiros a compartilhar sua cruz. Sob a ressurreição, eles devem ser reabilitados em sua inocência e dignidade, e devem ser reconhecidos como protagonistas na luta diária pela vida e a construção de uma sociedade mais humana. Eles, que muitas vezes não são considerados pessoas, devem ter um lugar ativo na articulação de novas relações sociais.

Os seguidores de Cristo vivem uma fé em Deus que é possível comprovar em obras concretas. Entre eles reina a caridade, a paz e compartilham o que eles têm. Continuam a prática de Jesus de Nazaré em favor do reino, lutam contra a injustiça e misericordiosamente vão para curar os doentes de corpo e alma (At 2, 42-47).

Cristo ressuscitado, além do seu triunfo sobre a morte e o pecado, leva a criação até a plenitude que Deus tinha em mente ao criar o mundo. Esta é ainda uma plenitude maior do que a da criação antes do pecado.

Da ressurreição de Cristo deriva a alegria que possibilita aos  cristãos viverem, mesmo nas piores circunstâncias, e a capacidade de reconhecer a beleza e viver dela, ainda que feiura prevaleça em todos os lugares. Os cristãos sintonizam e se sentem parte e responsáveis dos outros seres da criação. E eles esperam a sua glória para o dia do retorno do Senhor do universo (Jo 14, 3).

Da ressurreição de Cristo, os cristãos tiram a energia espiritual e a criatividade para fazer o máximo uso da razão com que o Criador os dotou, e gerar a ciência e as culturas necessárias para construir uma sociedade e um mundo compartilhado e fraterno. Além disso, eles devem distinguir-se como trabalhadores de reconciliação e construtores de paz.

3.3 Vida na liberdade dos filhos e filhas de Deus

“E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo” (Gl 4,6-7).

Na Igreja os cristãos vivem antecipadamente o reino escatológico. Nela, é possível reconhecer as relações humanas livres e pessoais, respeitosas da dignidade de filhos e filhas de Deus e responsáveis com os pequenos ou mais fracos. Entre os cristãos as relações de predomínio de uns sobre outros ou as relações alienadas no âmbito dos ídolos do mercado e do consumo,  são superadas pelo amor e a solidariedade. Esta mesma experiência de fraternidade torna-os missionários do Evangelho e do reino.

Na Igreja e graças a ela, os seguidores de Cristo fazem um caminho histórico de seguimento de Cristo. Devem examinar nos sinais dos tempos, a voz de Deus (Mt 16, 1-3), e para isso contam com a Escritura, a Tradição e o Magistério, além de outros lugares teológicos, como critérios de discernimento. Deus fala na história presente de uma forma semelhante como ele falou no passado. A Palavra de Deus tem prioridade em suas vidas. De forma semelhante, os cristãos vivem suas vidas em discernimento espiritual constante, pois vozes diferentes à voz do Espírito os tentam por caminhos que não são os dele. Todo mundo tem que encontrar sua própria vocação e segui-la fielmente.

Os cristãos encontram certamente o Senhor nos sacramentos da Igreja que tornam efetiva a graça do amor de Deus para os seus filhos. As normas da Igreja orientam as vidas dos seguidores de Deus. Elas são uma guia, muitas vezes pedagógica, que terá de ser interpretada por pessoas adultas na fé. Nem as boas obras, nem o mero cumprimento das leis da Igreja justificam diante de Deus, mas a fé na bondade e na ação de Deus (Rom 3, 27-28; Tg 2, 18). É Deus que as transforma em ações verdadeiramente livres, fazendo que os seguidores de Cristo amem a todos de uma forma verdadeiramente criativa e única.

4 Conclusão

O cosmos inteiro e todos os seres humanos trazem a marca de Cristo. Toda a criação está cristificada, o que torna possível para qualquer pessoa participar no modo de ser de Cristo com Deus, com o  mundo e com o próximo, embora não tenha consciência disso. Toda a criação reflete o amor de Deus manifestado em Cristo e, no caso do ser humano, ele pode corresponder diretamente a esse amor simplesmente amando.

Os cristãos, ao contrário daqueles que não o são, participam  conscientemente de Cristo. Eles fazem isso por meio de seu seguimento, que é possível, porque o Espírito Santo dá aos cristãos o dom da fé com a qual a imitação de Jesus é transformada e melhorada radicalmente. A fé faz crer que Jesus é o Cristo. Aqueles que não são cristãos podem ter uma ideia de Jesus, cujo perfil humano pode ser conhecido através dos Evangelhos e do ensinamento da Igreja, e pode até mesmo admirar ou imitar algumas das suas características. Jesus pode ser imitado sem crer que depois de sua crucificação tenha ressuscitado. Os cristãos, no entanto, não só imitam Jesus, mas vivem de Cristo morto e ressuscitado. O seguimento de Cristo começa com uma imitação de Jesus, mas é superior a ela. A imitação é insuficiente. Ninguém conhece  mais a Cristo do que aquele que segue a Cristo.

Jorge Costadoat, SJ. Centro Teológico Manuel Larraín/Facultad de Teología, P. Universidad Católica de Chile. Texto original Espanhol.

5 Bibliografia

BOFF, Leonardo, “El seguimiento de Cristo”, en BOFF, Leonardo, Jesucristo y la liberación del hombre, Madrid, 1987, 537-565.

BOMBONATTO, Vera Ivanise, Seguimento de Jesus. Uma abordagem segundo a cristologia de Jon Sobrino, São Paulo, 2002.

BRAVO, Carlos, “Una cristología abierta al Jesús histórico y su seguimiento”, Efemérides mexicana, 9 (1991), 155-170.

CASTILLO, José María, El seguimiento de Jesús, Salamanca, 1986.

CODINA, Víctor, Seguir a Jesús hoy, Salamanca,1988.

COSTADOAT, Jorge, “El seguimiento de Cristo en América Latina”, en AZCUY, V., SCHICKENDANTZ, C., SILVA E., Teología de los signos de los tiempos latinoamericanos, Santiago: Ediciones Universidad Alberto Hurtado: 2013, 209-239.

GALILEA, Segundo, El seguimiento de Cristo, Bogotá, 1989.

LOIS, Julio “Para una espiritualidad del seguimiento de Jesús”, Diakonía, 10/ 29 (1986) 260-276.

MESTERS, Carlos, Jesús de los evangelios para seguirlo hoy, Santiago: Ediciones Mundo, 1997.

OLIVEROS, Roberto, Seguimiento de Cristo en las comunidades eclesiales de base, Bogotá: CLAR, 1994.

SEGUNDO, Juan Luis, Nuestra idea de Dios, Buenos Aires 1969.

_______, La historia perdida y recuperada de Jesús de Nazaret, Santander 1991.

SOBRINO, Jon, “El seguimiento de Jesús como discernimiento”, Concilium, 139 (1978) 517-529; Diakonía, 11 (1979) 16-28.

_______, “El seguimiento de Jesús pobre y humilde. Cómo bajar de la cruz a los pueblos”, Revista Latinoamericana de Teología, 8/ 24 (1991) 299-318.

TRIGO, Pedro, “El seguimiento de Jesús, contemplado en los evangelios, ¿da el tono a nuestra iglesia?”, ITER, Vol. 23, no. 57-58 (2012) 135-166.

_______, “Discípulos de Jesucristo en América Latina hoy”, ITER 42-43 (2007) 341-392.